sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como viver mais e permanecer jovem por mais tempo

Como viver mais e permanecer jovem por mais tempoDorian Gray, personagem do grande escritor inglês Oscar Wilde queria permanecer jovem para sempre, com sua beleza intacta. Para isso ele fez um pacto com o diabo, e vendeu sua alma. Felizmente para nós, meros mortais não precisamos usar desses meios. Se, por um lado, ainda não encontramos a fonte da juventude, pelo menos contamos com meios de prolongar a juventude e manter a beleza e a saúde.

Ao contrário de nossos ancestrais hoje contamos com alimentos saudáveis. Claro, devemos estar atentos à certos detalhes, como evitar a ingestão de alimentos contaminados por agrotóxicos. Havia um tempo, por exemplo, na época do descobrimento, mais ou menos, em que as pessoas morriam jovens e por doenças que hoje são facilmente tratadas como a gripe, por exemplo.

A verdade é que antigamente as pessoas não conheciam as vitaminas e não sabiam que podiam viver mais tempo se dessem preferência na alimentação a frutas e legumes. Muitas doenças do século passado surgiam por conta dessa ignorância. Além disso, os hábitos de higiene precários também contribuíam para a proliferação de doenças. Morria-se muito, e morria-se jovem apenas porque não se sabia que um ato simples como lavar as mãos é extremamente importante.

Claro que essas descobertas em relação à alimentação melhoraram a qualidade de vida ao longo dos tempos. Mas elas não foram as únicas. A descoberta de vacinas como a penicilina e a criação de drogas capazes de curar doenças tidas incuráveis também contribuíram para uma vida mais longa. Claro, isso gerou uma preocupação com a juventude. Pessoas vivendo mais tempo também querem permanecer com a mesma aparência de quando jovens. Mas como fazer? Como permanecer jovem por mais tempo?

De novo podemos dar créditos aos alimentos. E às vitaminas que neles encontramos. Hoje podemos contar também com cremes com colágeno que auxiliam a pele a permanecer esticada, isso sem falar no Botox e toda uma série de tratamentos estéticos. E não podemos esquecer dos exercícios físicos. Coma evolução da medicina, os mais idosos não precisam se preocupar. Com o acompanhamento médico adequado qualquer pessoa pode praticar exercícios.

Por outro lado, também não devemos nos preocupar em demasia com a aparência. Ser jovem pode ser um estado de espírito. Levar uma vida com alto astral e bom-humor auxilia a manter o espírito jovem e o resultado é um corpo são. Como aquela máxima latina "mente sana in corpore sano". É importante para quem quer manter a mente jovem, dedicar-se a hábitos que estimulam o cérebro como a leitura. Desde a infância. Desde já.

Outro fator que influencia para uma vida saudável é viver à dois. Pesquisas comprovam que pessoas casadas vivem mais que as solteiras. Além da questão afetiva e da felicidade em se compartilhar uma vida de realizações, o sexo tem papel fundamental no processo de permanecer jovem. Além de ser um ótimo exercício, o sexo estimula a produção de inúmeros hormônios que são capazes de deixar o corpo mais jovem, e a pele e o cabelo mais bonitos.

Enfim, não existe uma fórmula para a juventude, como eu já disse. Mas podemos usar as armas que temos hoje em dia para fazer de nossas vidas algo que valha à pena. Não devemos muito nos preocupar muito com o destino. Enquanto não chegamos ao final vamos aproveitar para admirar a paisagem à nossa volta.

0 comentários:

Postar um comentário