sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Aprenda a acabar com as acnes

AcnesAs lesões de acne no rosto aparecem normalmente na puberdade, fase em que os jovens mais se preocupam com a aparência. O acne é um dos distúrbios cutâneos mais comuns, sobretudo nos adolescentes. Afeta quase todas as pessoas e consiste no surgimento de cravos e espinhas na pele do rosto, por vezes estendendo-se para o peito, os ombros e as costas. A causa do acne não está totalmente esclarecida, mas a hereditariedade, as alterações hormonais, a higiene e o regime alimentar podem desempenhar um papel importante.


O sebo, substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, atua como lubrificante natural da pele. Mas, quando produzido em excesso, pode obstruir o canal de escoamento das glândulas, infla mando-as, o que dá surgimento a cravos e espinhas. Por vezes, as glândulas bloqueadas infeccionam e o pus e o sebo acumulam-se sob a pele, formando espinhas maiores ou quistos que deixam cicatrizes ou pequenas marcas.

Sabe-se que a variação dos níveis hormonais na puberdade desempenha um papel importante no aparecimento do acne. Em especial os hormônios andrógenos, produzidos em grandes quantidades durante a puberdade, parecem afetar a quantidade de sebo liberado. A oleosidade pode variar de uma semana para outra, de acordo com os níveis hormonais. Nas mulheres, verifica-se muitas vezes agravamento antes do período menstrual. O problema geralmente desaparece depois dos 20 anos.

Dicas para combater a Acne

Mantenha a pele limpa, lavando-a duas ou três vezes ao dia, mas tendo cuidado para que não fique muito seca. Utilize produtos de limpeza suaves, feitos de ingredientes naturais ou plantas, em lugares de preparados químicos mais fortes. Se preferir sabonete, utilize um que seja suave e sem perfume. Para retirar a maior quantidade possível de óleo, primeiro lave a pele, depois aplique um pano quente durante 2 minutos, enxague com água fria e limpe cuidadosamente com uma bola de algodão embebida em hamamélis. Repita o tratamento de acordo com as necessidades e utilize sempre uma toalha, um pano e algodão limpos.

As mulheres devem evitar maquiagem excessiva, mas os produtos leves e não gordurosos não prejudicam e podem mesmo estimular a autoconfiança. Retire completamente a maquiagem todas as noites com um produto de limpeza natural e em seguida aplique uma loção tônica e um hidratante  se sentir a pele seca ou distendida. A maioria das lojas de produtos naturais vende cosméticos e outros artigos sem química para cuidar da pele. Alguns podem até ser feitos em casa sem dificuldade. Pode-se, por exemplo, fazer um tônico barato e eficaz misturando partes iguais de água de rosas e hamamélis.

Outros remédios naturais para a pele são o alho, que atua como antibiótico natural quando esfregado sobre as espinhas, e uma pomada com própolis (substância resinosa que as abelhas extraem das flores), que pode ser aplicada várias vezes ao dia. Para o peito, os ombros e as costas, esfregue o corpo vigorosamente com uma toalha seca para estimular a circulação e pratique regularmente exercícios ao ar livre.

0 comentários:

Postar um comentário