sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como acabar com a TPM

Mulher com TPMQuase todas as mulheres (mais ou menos três em cada quatro) sofrem de TPM (tensão pré-menstrual), mas o que é TPM? Bem, TPM é um conjunto de sintomas desagradáveis, mas, em sua maioria, inofensivos, cujos efeitos se manifestam com a aproximação da menstruação e, em alguns casos, se fazem sentir durante 15 dias. Entre os sintomas físicos, contam-se retenção de líquidos, hipersensibilidade dos seios, dores nas costas e no baixo ventre e dores de cabeça. Os sintomas emocionais mais comuns são irritabilidade, tensão, depressão e fadiga. 

Mas qual é a causa da TPM? A causa principal da TPM é uma alteração no equilíbrio dos hormônios femininos durante o ciclo menstrual, que resulta em uma acumulação de sal e água no organismo e em umá carência de progesterona, o hormônio que prepara o útero para receber um óvulo fecundado. A falta de ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico, também pode afetar o equilíbrio e provocar uma deficiência hormonal. A vitamina B6 regula o ciclo menstrual. Por isso, a carência dessa vitamina pode ser outra causa de perturbação. 

Nem todas as mulheres experimentam os mesmos sintomas da TPM. O grau de sofrimento pode variar entre um ligeiro desconforto e um grande tormento. Algumas mulheres ficam tão perturbadas que agem como se fossem outra pessoa, com caprichos irracionais e, por vezes, até com manifestações de violência física com aqueles que amam. 

Desse modo, tanto a família como os amigos podem sofrer as conseqüências dessas perturbações. Porém existem algumas atitudes que podem amenizar e até mesmo "curar" esta condição.
  • Reduza o consumo de sal, para diminuir a retenção de líquidos.
  • Restrinja o consumo de açúcar, para não aumentar de peso e combater a depressão. 
  • Controle o desejo de comer, aumentando a ingestão de vitaminas do complexo B enriquecidas com magnésio e cromo. 
  • Reduza o consumo de gorduras saturadas, comendo menos carne, ovos e laticínios (leite, queijo e manteiga), pois eles podem restringir a produção de óleos essenciais pelo organismo, resultando em desiquilíbrio hormonal. 
  • Relaxe fazendo exercícios moderados, como a Ioga, o bem-estar geral e reduz a retenção de líquidos.
  • Evite situações de estresse desnecessário e não procure atingir metas irreais. 
  • Não beba muito chá ou café, pois a cafeína que contêm reduz a capacidade que o corpo tem de absorver nutrientes essenciais e pode agravar os problemas de pele.
  • Relaxe com uma deliciosa massagem, isso irá aliviar as tensões.
  • Tome chá de camomila três vezes ao dia, durante a semana antes da menstruação. Trata-se de um calmante suave que tem também efeito diurético, eliminando parte do líquido que tenha sido retido no corpo, nesse período.
  • Tenha uma alimentação equilibrada e saudável.

0 comentários:

Postar um comentário