sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O que é Dislexia

Dislexiadislexia é uma perturbação neurológica específica que de forma equivocada ficou conhecida como a “cegueira das palavras”.  O problema ocorre durante o período de aprendizado da leitura e da escrita em crianças entre 6 e 8 anos. Ele leva à dificuldade em se identificar, reconhecer e associar de forma adequadas as letras, palavras e números. A causa é uma espécie de desorganização das células nervosas em regões do cérebro relacionadas à linguagem e pode afetar em torno de 10% da população. No entanto apenas em casos mais raros, a dislexia pode afetar de maneira severa a criança.

Apesar de ser um problema existente há tempos, a doença só foi reconhecida no século XIX. A primeira pessoa a reconhecer a doença e lhe dar uma definição foi o psicólogo americano William James. Em 1890 ele descreveu a dislexia e a chamou de “cegueira das palavras”. Essa definição, no entanto, há muito tempo deixou de ser empregada. Não se sabe a razão, mas a maior parte das pessoas com dislexia são do sexo masculino.

Há muitos artistas, cientistas e outras pessoas famosos que foram reconhecidas como disléxicos. Entre eles estão verdadeiros gênios como o físico Albert Einstein, criador da teoria da relatividade e reconhecido como o pai da Física moderna. Outro disléxico bastante famoso foi o pintor e inventor Leonardo da Vinci, autor de um dos quadros mais caros do mundo, a Mona Lisa. Nessa lista também pode ser incluído o inventor Thomas Edison e o escultor Auguste Rodin, entre outros.

A dislexia, principalmente nos casos mais graves, pode levar a criança a ter dificuldades séria de leitura. Ela tem dificuldade em identificar palavras, letras e sequências como os dias da semana e os meses do ano. O problema também pode afetar o aprendizado dos números e pode haver certos tipos de confusão como a inversão dos números. Por exemplo, a criança pode escrever 63 em vez de 36.

Caso os pais identifiquem o problema devem procurar o auxílio de um pediatra. Não há razão para desespero. Como vimos acima muitos cientistas e artistas famosos tiveram ou têm o problema. Em alguns casos há notícias de métodos alternativos usados para ajudar crianças diagnosticadas com dislexia. O tratamento de problemas de deslocamento de vértebras ou das articulações da coluna por osteopatas podem auxiliar crianças disléxicas.

0 comentários:

Postar um comentário