sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dicas para escolher o nome do seu filho

MãeNão pretendo ensinar ninguém, nenhum pai ou mãe, a escolher o nome do seu filho. Essa é uma decisão que sempre cabe aos pais. O que pretendo é apenas dar algumas dicas para quem tem medo de fazer a escolha errada. Afinal, se você está lendo esta matéria é que porque tem um razoável nível de conhecimento, de estudo e não vai tende a exagerar.

Aliás, isso vale para tudo na vida. O exagero deve ser sempre evitado. No caso de nossos filhos, isso é ainda mais verdade. Por exemplo. Ao escolher opte por nomes belos e que sejam capazes de sintetizar a ideia que deseja passar.

Um dos maiores erros que as pessoas cometem hoje em dia, no entanto, é dar nome de celebridades aos filhos. Muitos pais talvez acreditem que eles terão o mesmo destino vitorioso que seus ídolos. Quem dúvida? No entanto, isso, além de inconveniente pode trazer muitos problemas para a criança no futuro. Ter um homônimo famoso nem sempre pode ser bom.

Nomes antigos ou modernos demais são um problema. O mesmo vale para as adaptações de nomes estrangeiros. Se for para fazer, o melhor é escrever como se pronuncia. Por exemplo: se quer que o filho se chama Michael, escreva como as pessoas irão chamar o nome, "Maicon". É muito menos estranho e não levanta erros quanto à grafia.

Outra questão é combinação do nome com o sobrenome. Cuidado com a cacofonia e o duplo sentido. Seja simples. Acredito que os nomes mais belos são os mais simples. Claro, é uma questão de gosto. Ana é um nome bonito e combina com muitos outros. Ana Paula, Ana Carolina, Ana Júlia. Por outro lados há nomes que ficam melhores sozinhos. Beatriz é um exemplo. Eu não gosto de nomes como Beatriz Rejane, Rosa Beatriz. Para mim soa estranho.

Como eu disse esses são apenas alguns exemplos e dicas de como escolher o nome do se filho. Não são regras. A escolha é sua. Se quiser que seu filho se chame Astolfo, parabéns. Se era o nome do seu avô e quiser homenageá-lo, vá em frente. Apenas lembre-se de que o nome escolhido não se torne um fardo que  o filho será obrigado à carregar a vida inteira.

Seja sensato. Escolha o melhor para o seu filho. Deixe as celebridades e os santos em paz. Seja autêntico sem ser exagerado. Simplifique.

0 comentários:

Postar um comentário