segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Como fazer um bom currículo

Dicas fazer currículo
Nessa época inúmeras empresa abrem vagas para estágios e trainees. Na maioria das vezes conseguir uma vaga não é nada fácil. O processo seletivo de algumas empresas, especialmente as multinacionais, é extremamente competitivo e longo. E para conseguir vencer os concorrentes e conquistar uma das milhares de vagas disponíveis nessas empresas, o primeiro passo é ter um bom currículo.

Por isso, a intenção é dar algumas dicas para quem não sabe por onde começar. Em primeiro lugar é bom saber que muita coisa mudou e muitas práticas antigas não se aplicam mais. Por exemplo: muita gente ainda tem o hábito de incluir foto no currículo. A verdade é que não há necessidade. A não ser que você esteja almejando uma vaga em carreiras ligadas ao meio artístico ou para modelo ou que própria empresa exija. Se esse não é o seu caso, não se preocupe com isso.

Outra dica é quanto à documentação. Muitas pessoas ainda tem o hábito de colocar número de documentos no currículo. Isso é totalmente desnecessário. Não existe razão para colocar número de identidade, carteira de trabalho e outros documentos no currículo. Faça isso apenas se a empresa exigir. Além disso, é preciso ter cuidado ao informar o CPF, por exemplo pois o currículo pode passar pela mão de muita gente e nunca se sabe.

Hoje em dia muitas empresas pede que o candidato tenha conhecimento de informática. Isso é básico. Por isso não perca tempo colocando que fez aquele curso de Excel e Word há cinco ou dez anos atrás. Não faz diferença. Prefira incluir apenas cursos recentes e que sejam relevantes ao cargo que você almeja. Outra coisa: só inclua referência a cursos antigos se forem de Graduação ou Pós-Graduação, bem como aqueles realizados no exterior.

Cuidado com a ortografia. Muitos candidatos já podem ser eliminados só por causa de erros de digitação. Erros desse tipo podem ser interpretados como desleixo. É bom lembrar que os editores de texto modernos como o BrOffice Writer e o Microsoft Word tem correção ortográfica. Basta pressionar a tecla F7. E não esqueça de manter o dicionário sempre atualizado e verifique se ele está de acordo com as novas regras gramaticais.

Não inclua pretensão salarial no currículo se a empresa não solicitar. Nesse caso, pesquise os salários praticados no mercado e cuidado para não extrapolar e exigir uma salário muito maior. Currículo escrito à mão? Nem pensar. Um modelo moderno e bem formatado num editor de textos é o mínimo que se exige hoje em em dia. Quando enviar o currículo por e-mail, prefira enviá-lo no corpo da mensagem. Muitas vezes a pessoa responsável por recebê-lo pode não conseguir abri-lo.

Tome cuidado com as fontes (tipos de letras) usadas no currículo. Times New Roman e Arial são as mais comuns. Não abuse do tamanho: fonte 12 ou 14 está ótimo. Além disso, procure deixar o currículo sucinto e que caiba em apenas uma página; no máximo, duas. Lembre-se que os recrutadores de grandes empresas precisam analisar muitos currículos diariamente e podem não ter tempo de ler todos os pormenores incluídos ao longo de várias páginas. E se o currículo tiver mais de uma folha, procure colocar o que é mais importante logo no início.

E uma última dica: com a popularização da internet, muita gente pode incluir o seu Twitter ou Facebook no currículo. Mas lembre-se: tudo o que você faz ou diz nas redes sociais pode ser usado à favor ou contra você. Opiniões racistas ou aquela foto da bebedeira do fim de semana pode não ser bem vista. Tenha cuidado. Tente usar esses sites a seu favor. Se for o caso, tenha perfis pessoais e profissionais. O melhor para isso é o Linkedin.

0 comentários:

Postar um comentário