segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

10 dicas para uma boa entrevista de emprego

10 dicas para uma boa entrevista de empregoTodo mundo fica nervoso na hora de procurar um emprego, e quando chega a hora de fazer a entrevista então, parece que não sabemos onde por as mãos, as pernas ficam tremendo. O jeito é relaxar e dar o seu melhor, pois uma boa entrevista pode garanti uma boa vaga de emprego. Aqui vão algumas dicas de especialistas em RH:

1- Estude a empresa

Antes de ir para a entrevista, pesquise dados sobre a empresa, isto lhe dará vantagens sobre os outros candidatos e pontos extras com o futuro chefe.

2- Conheça pessoas que trabalham ou já trabalharam na empresa

Pergunte aos seus amigos se conhecem alguém que é funcionário desta empresa, e tente contato com esta pessoa, é uma ótima forma de se familiarizar com seu futuro emprego e ter informações que lhe serão úteis.

3- Evite falar muito

Não fale o tempo todo, responda as perguntas que lhe são feitas, pergunte sobre o emprego, mais sempre cuidando para não ser contraditório. Quando for sua vez de fazer uma pergunta, tente não ultrapassar os dois minutos.

4- Você é o entrevistado

Você tem que mostrar os seus atributos, e se concentra no que você pode contribuir para a empresa, e não no que a empresa vai fazer por você. Deixe claro que você é profissional e que se principal objetivo é contribuir para a empresa.

5- Não fale mal de ninguém 

Principalmente de um ex-patrão, não é ético e nenhum contratante vai se sentir a vontade numa situação dessa. Evite o constrangimento.

6- Não minta

Seja o mais verdadeiro possível, pois os empregadores conhecem as mentiras que entrevistados falam para ser contratados e você não quer perder a vaga, não é mesmo?

7- Comprove tudo o que diz

Não fale de habilidades, cursos e outros , se não puder comprovar, tenha sempre a mão comprovantes.

8- Trate o empregador com cortesia

Mesmo que a vaga não seja sua, mande um e-mail agradecendo pela entrevista, pois nunca se sabe do dia de amanhã, ele pode lembrar de você ou até lhe indicar para outra empresa. Não se esqueça, seja educado com todos, com a secretaria, porteiro, recepcionista, pois isso mostra que você é sociável e educado.

9- O medo é recíproco

Relaxe, o empregador está com tanto recibo da entrevista quanto você, pois se lê contratar alguém que gere algum tipo de problema para a empresa, pode até ser demitido. Vocês são dois lados da mesma moeda. Então dê o seu melhor no antes, durante e após a entrevista, e faça o trabalho dele valer a pena.

10- tenha uma boa aparência

Mulher
  • maquiagem discreta
  • cabelos, de preferencia, amarrados
  • unhas bem feitas
  • roupas discreta, sem decotes, saias curtas ou calça muito justa.
Homem
  • barba feita
  • cabelo cortado
  • unhas limpas
  • roupas discretas e limpas
Texto escrito por Maria Amélia J. Dias

0 comentários:

Postar um comentário